domingo, 27 de janeiro de 2013

De olho nas axilas



A chegada do verão significa temperaturas acima da média, roupas leves, muito sol, praias lotadas e diversão. Porém, é preciso saber que alguns cuidados básicos com o corpo são necessários. A pele é a área mais atingida nesta estação. Em especial, a região das axilas, parte mais fina que o restante do corpo, com grande concentração de pelos e glândulas produtoras de suor.

A dermatologista Andrea Taira, da Clínica Liliane Oppermann, dá algumas importantes dicas para as leitoras da Folha Mulher, ressaltando os cuidados simples que podem ser tomados para evitar alergias e o ressecamento da pele.

“Por todas as características da região, o local torna-se mais quente e úmido, o que favorece o acúmulo de bactérias e fungos. Utilizar tecidos leves favorece a respiração da epiderme. Secar a região e reaplicar o desodorante também minimiza odores fortes”, explica.

A especialista destaca que, apesar da grande tentação, deve-se evitar a depilação diária ou utilizar métodos que retardem o crescimento dos pelos, assim a pele pode descansar.

Ela afirma que os homens também devem tomar cuidados com a região e, se possível, aparar os pelos para ajudar a respiração da pele.

“Eles devem igualmente mantê-las limpas e secas, utilizando desodorante livre de álcool e perfume. Para aqueles que apresentam sudorese excessiva ou odor incômodo, mesmo com uso de bons desodorantes, há uma infinidade de tratamentos. É possível usar antibióticos manipulados como desodorante, medicações que diminuem a transpiração, entre outros métodos. O importante é não descuidar”, finaliza.

Dicas para evitar ressecamento e irritação

• Procure utilizar os desodorantes sem álcool

• Não use desodorante para dormir

• Retire durante o banho todos os resquícios de desodorante da pele

• Após o processo depilatório, evite qualquer desodorante para evitar irritações

• Não se depile no mesmo dia em que vai à praia ou piscina, pois isto pode manchar a pele

• Lembre-se sempre que estiver exposta ao sol: deve-se aplicar protetor solar também nas axilas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!