quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

TPM pode ser detectada através de questionário em menos de dez minutos

Nem sempre os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM) são facilmente detectados entre as mulheres, no entanto, uma pesquisadora da Universidade do País Basco, na Espanha, criou um método que promete identificar o problema de forma simples e rápida. Trata-se de um teste feito por meio de uma entrevista. Ele reconhece situações como ansiedade, dor de cabeça, falta de concentração, fadiga, entre outros, em menos de dez minutos.


A fim de distinguir quem são as mulheres que sofrem com a TPM, a cientista Leire Aperribaicriou uma série de perguntas a partir das definições e critérios estabelecidos pela quarta versão do Manual de Diagnóstico e Estatística das Desordens Mentais, publicado pelaAssociação Psiquiátrica Americana. De acordo com a especialista, o manual define desordens que costumam ocorrer dias antes à menstruação e propõe avaliação para que seja feito o diagnóstico.
A pesquisadora afirma ainda que o prontuário aponta que os sintomas da TPM são “suficientemente sérios para causar danos sociais e no ambiente de trabalho”. Diz também que o problema “costuma aparecer no período entre a ovulação e a menstruação”.
Neste estudo, foram aplicados testes em mulheres que estudam ou trabalham em três campi da universidade. Cerca de 15% delas apresentaram sinais de TPM. Foram realizados, ainda, testes médicos para que houvesse a confirmação dos quadros. Os resultados, em sua maioria positivos, foram liberados após dois meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!